quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cópia da matéria publicada na gramadomagazine.com.br em 12/10/2011

Congresso Espírita em Gramado
 
O 6° Congresso Espírita do RS aconteceu no último final de semana na ExpoGramado, contando com a presença de 4.600 pessoas. O tema das palestras teve por objetivo proporcionar o conhecimento e o estudo dos aspectos das obras que compõem a série psicológica de Joanna de Ângelis, considerada uma terapia eficiente para conduzir o homem na busca da felicidade, vencendo os contextos aflitivos do seu cotidiano.

Na matéria abaixo mesclamos um histórico do Espiritismo, informações da Socieidade Espírita de Gramado e alguns temas abordados pelos palestrantes, da forma como entendemos.

O Espiritismo

Minoritário em praticamente toda a Europa no século XIX, o Espiritismo chegou ao Brasil em 1865. Teve através de Bezerra de Menezes e Chico Xavier a oportunidade de se popularizar, espalhando seus ensinamentos por grande parte do território brasileiro.

Hoje, o país é o que reúne o maior número de espíritas em todo o mundo. A Federação Espírita Brasileira – entidade de âmbito nacional do movimento espírita – congrega aproximadamente dez mil instituições espíritas, espalhadas por todas as regiões do país.

Vista da sala de palestras na ExpoGramado onde a organização contabilizou 4.600 participantes no 6 Congresso Espírita do Rio Grande do Sul. Foto Tela Tomazeli

Atualmente, o Brasil possui 2,3 milhões de espíritas, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000. Com efeito, o IBGE trata os termos Kardecismo e Espiritismo como equivalentes em sua classifição censitária.

Divaldo Pereira Franco. Foto Tela Tomazeli

Terceiro maior grupo religioso do País, os espíritas são, também, o segmento social que têm maior renda e escolaridade, segundo os dados do mesmo Censo.

Os espíritas têm sua imagem fortemente associada à prática da caridade. Eles mantêm em todos os estados brasileiros asilos, orfanatos, escolas para pessoas carentes, creches e outras instituições de assistência e promoção social.

Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho bastante emocionado com a projeção das imagens de seu pai, Mendes Ribeiro, quando apresentou a vinda de Divaldo Pereira Franco em Farroupilha no ano de 1992, rendendo-se ao espiritismo e, a secretaria de Turismo de Gramado, também espírita, Rosa Helena Volk. Foto Tela Tomazeli

Allan Kardec, o codificador do espiritismo, é uma personalidade bastante conhecida e respeitada no Brasil. Seus livros já venderam mais de 20 milhões de exemplares em todo o País. Se forem contabilizados os demais livros espíritas, todos decorrentes das obras de Allan Kardec, o mercado editorial brasileiro espírita ultrapassa 4.000 títulos já editados e mais de 100 milhões de exemplares vendidos. Fonte: http://pt.wikipedia.org


Regina Survilla trabalhadora da Sociedade Espírita Esperança e vó Lacy Bertoja trabalhadora e presidente da Sociedade Espírita de Gramado. Foto Tela Tomazeli

A Sociedade Espírita Esperança de Gramado

Em Gramado, a Sociedade Espírita Esperança foi fundada em 3 de outubro de 1991, com 5 trabalhadores (nome dado a quem esta inserido na questão administrativa ou orientação doutrinária) e com a frequencia de cerca de 40 pessoas por noite.

Hoje, 2011, a Sociedade Espirita Esperança de Gramado possui 60 trabalhadores e uma média de 150 a 200 frequentadores por noite, em sua casa de estudos, orientação e amparo. Os atedimentos são realizados todas as noites de segunda a sexta-feira (veja detalhadamente http://seegramado.blogspot.com/) e, as quintas-feiras e aos sábados também no núcleo Ivan Albuquerque no bairro Altos da Viação Férrea.

A Sociedade Espirita Esperança de Gramado é mantenedora do recém inaugurado Lar de Idosos Maria de Nazaré e do Núcleo Ivan Albuquerque no Bairro Altos da Viação Férrea na Várzea Grande.


Para o palestrante dr. Sérgio Luis da Silva Lopes, uma pessoa que não consegue ter tempo antes de deitar para meditar sobre dia que passou e pela manhã, de orar pelo dia que virá, esta pessoa não tem como estar em equilíbrio porque ela simplesmente não consegue administrar tempo para si própria.


Especialista em Terapia Junguiana, Claudio Sinoti realizou sua palestra com o tema: *Joana de Ângelis e a série psicologia. Citando palavras de Jung, ele diz que ‘ é necessário que o homem conheça-se profundamente’. Diz ainda: ' A ausência do amor é onde residem os males'. E,' é preciso aprender a amar através do exercício. Amar é um verbo'. Foto Tela Tomazeli

Aprender a SER!

O Canto da Sereia. O palestrante faz uma analogia, citando o navegador que, para poder ouvir o canto das sereias pediu a seus marujos que o amarrassem no mastro do navio para que ele não pudesse se soltar.

Desta forma e, com seus marujos com os ouvidos tapados, ele, depois de esbravejar e de tudo fazer para se soltar para se jogar ao mar, conseguiu passar com seu navio. Ouviu o canto das sereias mas, resistiu a ele. Assim é nossa vida no cotidiano. Pouco nos damos conta disso e, seguidamente não resistimos, as vezes sequer tentamos, a tantas coisas que não precisamos, que não nos fazem bem.

*Joanna de Ângelis é a guia espiritual do médium espírita brasileiro Divaldo Franco, entidade à qual é atribuída a autoria da maior parte das suas obras psicografadas. Segundo Divaldo Franco, em sua primeira manifestação, a 5 de dezembro de 1945. A obra mediúnica de Joanna de Ângelis é versa sobre temas existenciais, filosóficos, religiosos, psicológicos e transcendentais.

Dentre as suas obras destacam-se as da Série Psicológica, composta por mais de uma dezena de livros, nos quais a entidade estabalece uma ponte entre a Doutrina Espírita e as modernas correntes da Psicologia, em especial a transpessoal e junguiana.

Na obra A veneranda Joanna de Ângelis (Salvador: LEAL, 1987), os autores Celeste Santos e Divaldo Franco defendem que esse Espírito teria sido, em uma de suas encarnações, Joana de Cusa - uma das mulheres que acompanhavam Jesus no momento da crucificação.(Vide também: Boa Nova - Humberto de Campos/Chico Xavier, FEB).

Atribuem-se ainda a ela as seguintes personalidades históricas:

• Santa Clara de Assis (1194-1253) que viveu no século XIII, seguidora de São Francisco de Assis e fundadora da Ordem das Clarissas (obs: ainda sem confirmação).

• Juana Inés de La Cruz (1651-1695) (pseudônimo religioso da poetisa mexicana Juana de Asbaje, que viveu durante o século XVII).

• Joanna Angélica de Jesus (1761-1822), também sóror e depois abadessa que viveu no início do século XIX e protagonizou doloroso drama na Independência da Bah

Fonte destas informações: http://pt.wikipedia.org

André Trigueiro. Foto Tela Tomazeli

O jornalista multimídia André Trigueiro, considerado ‘a nova geração espírita’ falou sobre ‘Os desafios para uma vida sustentável’. Um espetáculo sua palestra. Em determinado momento ele citou a geração ‘armário embutido’.

Em minha casa tínhamos armários embutidos. Isso representava algumas coisas como: menos ocupação de espaço e, tudo que tínhamos tinha que caber no armário embutido. Se fossemos mudar de casa não havia com que se preocupar já que a outra casa também teria armário embutido. Isso significava que, não podíamos ter mais do que coubesse dentro do armário embutido. Ou seja, menos consumo.

Hoje disse ele, estamos em outra geração que vamos agora dizer qual é: 3, 2, 1: CLOSED, um coro de cerca de 4. 600 pessoas (a plenária esta lotada) ecoou. Sim disse ele, a geração close (traduzindo: consumo).

O closed precisa de mais espaço, precisa de mais prateleira, cabideiros, lugar para os sapatos, luzes especiais, espelhos de frente, de costas, quem sabe no teto para que o individuo se veja de cima. E ai precisa de roupas para o closed e sapatos e, mais roupas e, mais sapatos e mais e mais e mais...

O closed é o templo pessoal do consumo. Não basta ter é preciso ostentar. Estamos na era do consumismo advindo do desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário